O que não é Coaching?


O Coaching embora esteja no Brasil a 11 anos, ainda não é tão conhecido, por esse motivo surgem algumas dúvidas e comparações, afim que auxiliar no esclarecimento do que é e o que não é Coaching, a idéia deste artigo é o de mostrar as diferenças entre  Coaching, Aconselhamento , Mentoring, Terapia, Consultoria e Treinamento, que são as abordagem que costumam confundir um pouco.
 
Não podemos dizer que não tenha nada haver um com o outro, pois existe um parentesco entre as práticas, em função do objetivo, onde todas sem excessão trabalham o desnvolvimento de pessoas, de frma individualizada ou em grupos, entretando existem particularidades entre elas.
 
 
Terapia x Coaching:
 
A Terapia busca alívio de sintomas psicológicos ou físicos . O cliente busca a cura emocional e o alívio do sofrimento mental.
 
A Terapia lida com a saúde mental e o Coaching lida com o crescimento mental do cliente.
 
O cliente que opta por uma Terapia, normalmente procura algo para livrar-se de algum sofrimento ou desconforto. Quem procura um Coaching busca avançar rumo a metas desejadas.
 
O Coaching não é corretivo, mas gerativo.
 
O processo de terapia foca em ajudar pessoas a superarem problemas que ocorreram no passado e que interferem negativamente na atual maneira de enfrentar o dia a dia. Durante a terapia, pessoas são direcionadas a voltarem a eventos passados para descobrirem o que ocasionou o problema para então resolvê-los.
 
O processo de Coaching faz com que você coloque foco em alguma meta que queira atingir no futuro e concentre-se em você hoje e em todas as habilidades e competências que já tem o que vai precisar desenvolver para obter o sucesso desejado.
 
Agenciamento Profissional x Coaching
 
Os agenciadores profissionais ajudam pessoas a conseguirem um emprego. Orientam como devem se portar em uma entrevista de emprego, como é a melhor maneira de se vestir para que sintam mais segurança e possam se sair melhor em entrevistas.
 
Os Coaches fazem com que pessoas descubram potencialidades que sequer tinham consciência e faz com que o indivíduo perceba que é possível conquistar uma renda financeira, carreira ou até mesmo um negócio ideal, com um simples aprimoramento de suas capacidades ou por meio do fortalecimento de sua segurança profissional.
 
 
Aconselhamento x Coaching
 
O Aconselhamento trabalha com o que o cliente se sente constrangido ou insatisfeito com sua vida. Eles buscam orientações e conselhos. O conselheiro trabalha para sanar o problema do cliente.
 
Neste caso o Coaching atuará oferecendo perguntas ao cliente que fornecerá as respostas.
 
Mentoring x Coaching
 
Mentoring é quando um colega sênior, considerado mais entendido e possuidor de mais sagacidade e conhecimento em uma determinada área, dá conselhos e atua como modelo.
 
O mentoring envolve discussões amplas, enquanto no coaching o foco é um dos principais elementos.
 
O mentor é um patrocinador, com grande experiência profissional no campo de trabalho de seu cliente que transmite sua experiência ao cliente.
 
Tanto o mentoring quanto o coaching relacionam-se principalmente com diálogo no presente em direção ao futuro.
 
Geralmente, os mentores são sábios e estão aptos a oferecer importantes conselhos, porque acumularam muita experiência e conhecimento ao longo da vida. Podem ser considerados como bibliotecas de conhecimento humano e técnica. São auxiliares no aperfeiçoamento.
 
Os Coaches conduzem situações sem o oferecimento de conselhos, porém, são dotados de ferramentas importantes para o encontro de uma solução assertiva e com alta precisão em planejamento lógico e organizacional.
 
Consultoria x Coaching
 
O consultor fornece conhecimento especializado e soluciona problemas do negócio, ou desenvolve um negócio de maneira global.
 
O consultor lida com a organização como um todo ou com partes dela, e não com indivíduos dentro dela.
 
Os consultores só afetam os indivíduos de maneira indireta.
 
Outra grande diferença é que um consultor precisa ser especialista na área de atuação.
 
Consultores fornecem respostas ao passo que coaches oferecem perguntas.
 
Os consultores são reconhecidos especialistas em suas áreas. São geralmente contratados para resolverem problemas pelo cliente. A analisam um determinado ambiente, fazem apontamentos de melhorias para um aumento de performance organizacional. Raramente irão esbarrar no aperfeiçoamento pessoal do cliente.
 
Os Coaches por acreditar que o criador e gerador do negócio é a pessoa que mais entende da organização, não faz apontamentos do que deve ou não ser alterado no ambiente. O cliente é conduzido ao mais completo e eficaz programa de planejamento seja financeiro, administrativo ou operacional para que soluções sejam geradas a partir da experiência do proprietário e idealizador da organização.
 
 
Treinamento x Coaching
 
O treinamento é o processo de adquirir habilidades ou conhecimentos por meio de estudo, experiência ou ensino.
 
O treinador, por definição, é o especialista e o treinamento provavelmente se enfocará em habilidades específicas para resultados imediatos. 
 
O treinamento funciona na base de "um para muitos", mais que "um para um".
 
Em um sentido mais amplo, coaching pode ser considerado treinamento, mas novamente a diferença reside no fato de que o coach não oferece respostas, soluções ou conhecimento pronto.
 
O cliente é o especialista e é o cliente quem tem as respostas, e não o coach.
 
Auto-Ajuda x Coaching
 
Processos de auto ajuda são amplamente explorados em livros, programas de televisão, sites especializados e até treinamentos. Geralmente as informações teóricas pouco conseguem de fato ajudar pessoas a encontrar o melhor caminho rumo a felicidade. Os processos sugerem que você seja seu próprio professor e aprenda a se auto motivar e conseguir resolver problemas.
 
Os Coaches são como parceiros (assessores particulares) que o ajudam a melhorar e crescer como pessoa para que você consiga atingir seus objetivos de forma rápida.
Fill out my online form.