RESGATE O PODER OCULTO EM SUA SOMBRA

05/12/2011 13:22

 

Quando somos crianças temos uma grande explosão de energia, que é limitada, aos poucos, no processo educativo e de socialização. Sem perceber, vamos incorporando algumas convicções que fazem com que mais tarde falemos: “tenho vontade de (....), mas não posso”. Essa frase aponta para o corte de energia que gera a “sombra” em nós.

Existem dois tipos de sombra. Tudo aquilo que não nos consideramos merecedores de ser, ter ou manifestar - embora seja considerado maravilhoso pela nossa cultura - é chamado de “sombra branca”. Por ela temos uma admiração desmedida, e não percebemos que a ressonância que gera em nós indica, na verdade, que temos algo a ser desenvolvido nesta área. Como uma semente que aguarda ser regada para poder germinar. Alguns exemplos podem ser: alegria, espontaneidade, dar gargalhadas, ser sedutor, mostrar-se vulnerável. 


Outras coisas são proibidas culturalmente: “homem não chora”, “Expressar raiva não é uma atitude feminina”, “Pessoas educadas não dão gargalhadas”. Em diversos momentos de nossa vida ouvimos nos dizerem: “isso não pode”, “isso não deve”, “isso é asqueroso”, e assim vamos reprimindo algumas características e atitudes que formam nossa “sombra escura”.

Como reprimimos essas sombras, não aprendemos a lidar efetivamente com elas. Passam a ser sufocadas, e acabam por aparecer em momentos impróprios, quando nos descuidamos delas. E por estarem tanto tempo “presas”, surgem com força, manifestando-se em um grau muitas vezes inconveniente. 

Já pensou quanta energia você tem gastado mantendo suas sombras aprisionadas? E o tanto de energia que você está deixando de aproveitar a seu favor por ela fazer parte da força do que está na sombra? Se imaginarmos que temos uma mochila às costas onde colocamos todas as nossas sombras, quanto pesaria a sua mochila hoje? Qual o efeito disso em sua vida?
Como seria aprender a manifestar esta dimensão de forma adequada? Que benefícios traria para a sua vida? Paz, alívio, leveza, liberdade, alegria são apenas uma pequena lista de respostas para esta última pergunta. 

 

Tópico: RESGATE O PODER OCULTO EM SUA SOMBRA

Data: 09/12/2011

De: Taiane

Assunto: Refletirmos

Adorei seu texto
Seu texto retrata muito o q acontece c todos...muitas vezes deixamos de expressar nossos sentimentos ou nossas vontades por receio do q a sociedade ira pensar...Temos q parar para refletirmos sobre o q é realmente importante...expressar ou reprimir!!!
bjss

Data: 09/12/2011

De: felipe

Assunto: texto

Poxa cara otima reflexao o texto ta super interessante abraçaos e tudo debom

Data: 09/12/2011

De: Vitor Servo

Assunto: show de bola

Valeu Leandro, tenho certeza que vc vai longe!

Data: 09/12/2011

De: Katiússia

Assunto: Comentário

Parabéns pelo site amor.
O texto retrata uma realidade vivida por muitos.
Sucesso em sua carreira você merece.

Data: 09/12/2011

De: Stéfani Oliveira de Amorim

Assunto: Poder Oculto

Esse texto me lembrou uma frase : "A Energia é a eterna Alegria." de William Blake.

Data: 08/12/2011

De: Marcos Antonio Morais Ferreira

Assunto: Líder Coach

Querer é poder! bastante incetivador esse texto , o que é a essência do COACH!

Data: 08/12/2011

De: Amanda Santos

Assunto: Parabéns

Muito bom Leandro, texto esclarecedor e coerente, parabéns e sucesso sempre!Beijo

Data: 08/12/2011

De: Jamile

Assunto: comentário

Muito bom.

Data: 08/12/2011

De: Diogo Santana

Assunto:

MUITO BOM LEANDRO GOSTEI, MUITO INTERESSANTE DA PRA REFLETIR LEGAL...

Data: 07/12/2011

De: Wagner Rezende

Assunto: Lider Coach

Oi Leandro,
que bacana seu texto! Concordo plenamente e não é fácil "deixar esse lado sobra". Por isso o papel das lideranças é fundamental para que as pessoas identifiquem suas potencialidades e possam dar o melhor de si, na empresa, na família e na sociedade!
Parabéns!
ps- você já fez o Líder Coach da Dufry? Pedi o Tiago (Coordenador da área de talentos RH) entrar em contato com você. Vamos nos falando...
Um abraço,
Wagner
1 | 2 | 3 >>

Novo comentário