O Processo de Coaching Online

16/01/2012 11:10

O Processo de Coaching online ou E-Coaching é desenvolvido em formato de sessões semanais , com uma hora de duração , via skype. 

Na primeira sessão, o processo é explicado, são estabelecidas as regras. É realizada uma avaliação diagnóstica para identificar as características e competências pessoais ou profissionais , assim como o modo como elas impactam no desempenho do coachee. Neste primeiro encontro, também são determinados os objetivos e metas para o E-Coaching. Nas demais sessões, são trabalhadas as competências profissionais ou pessoais identificadas; são propostos e avaliados exercícios com a finalidade de levar o Coachee à construção das mudanças necessárias estabelecidas em seu Plano de Desenvolvimento Individual . O objetivo é ajustado e o plano de ação definido. O Plano é de importância estratégica e , por isso memso, pode receber alterações durante o Processo.


Coaching é um processo interativo e individual ao mesmo tempo, em que há tarefas entres as sessões. O que é apresentado e discutido é praticado imediatamente. O auto-monitoramento, os exercícios e a prática são os pontos críticos do E-Coaching. E através deles que os progressos e o atingimento das metas podem ser discutidos, revistos e avaliados de forma contínua.

No E-Coaching, os atendimentos são sempre pessoais conduzidos por skype . A periodicidade recomendada é de uma sessão por semana. Encontros quinzenais não são recomendados, pois, a eficácia do programa pode ficar comprometida.

O programa de E- Coaching é feito em ciclos de 16 sessões( quatro meses). Ao final de cada ciclo, é realizada uma avaliação. De acordo com ela e interesse do cliente podem ser contratos outros ciclos, ou sessões adicionais de follow up para manutenção dos ganhos ou habilidades conquistadas com o E-Coaching .

Como escolher um E-Coach?

Procure identificar e escolher seu E-Coach de acordo com alguns críterios. Eis alguns:

1-Ser Humano

Um bom E-Coach procura entender e se especializar continuamente sobre tudo que se refere ao ser humano e a processos de mudança e aumento de performance.

Busca conhecer várias teorias psicológicas, tipos de personalidade, estilos pessoais; busca informações sobre comportamento, atitude, motivação, mudança e performance. 
E ele deve fazer parte de um grupo que busca constantemente por melhoria, evolução, aprendizagem, auto-motivação a auto-transformação.


2-Metodologia

O E-Coach deve estar embasado em metodologias, processos e pensamento sistêmico.


3-Técnicas

O E-Coach deve ter técnicas e ferramentas que potencializam os resultados dos clientes. O ideal é que ele domine, além das ferramentas próprias do Coaching, Programação Neurolinguística e uma pitada ou duas de Filosofia 

Um bom E-Coach procura sempre se atualizar através de congressos, leitura, troca de experiências para poder atingir os melhores resultados da maneira mais rápida possível com as tecnologias disponíveis no mercado devidamente testadas.


4-Competência

Para que o Processo de E-Coaching funcione, o profissional E-Coach deve ter desenvolvido certas habilidades e competências como planejamento, comunicação, visão sistêmica, ética e caráter. Deve também possuir certas características como comprometimento, confiança, congruência, flexibilidade, generosidade, compaixão e entusiasmo. Além de seguir os princípios de não julgamento, foco no futuro, foco na ação e seguir um código de ética.

Boa jornada em busca de si mesmo.

deixe seu recado

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário