O PERCURSO DO SUCESSO

08/11/2012 12:32

 

Colunista: Irlei Wiesel  |  Publicado em: 23/10/2012 | 

 

Você tem motivo para acordar empolgado e radiante ou desaba ou ouvir o som do despertador?

Você já descobriu o motivo que o faz movimentar-se, ou costuma vagar feito um fantasma que transita escondido, esquecido e sem a menor chance de protagonizar um filme colorido?

Você se conduz perturbado por entre as horas do dia sem perspectivas e força emocional para usufruir com eficiência as poucas 24 horas que o dia oferece?

Você já realizou muito, paralisou algumas vezes e renunciou outras?

Diz um Provérbio francês:

Conhecer o caminho não dispensa o percurso.

O percurso é o mundo real, nele não há lugar para divagações, modelos mentais de auto piedade  e fuga.  Portanto, mesmo conhecendo bem aonde queremos chegar, é indispensável que nos coloquemos no caminho. Este caminhar, não combina com conto de fadas que nos foram lidas na infância.

Ao contrario, ele combina com provações imensas e intransferíveis. Entregar ao outro o que nos cabe fazer é sabotar o percurso. Quem o faz, jamais chegará ao pretendido. Pois mesmo na coletividade existe o individual. É na individualidade que podemos expressar o estilo que mais se encaixa na nossa rota.

Qual seu estilo?

Você é um Realizador, Procrastinador ou um Conformado?  

realizador está sempre atento ao que acontece, está  ligado as oportunidades e quando não encontra nenhuma, ele  cria.

Está no time das pessoas que faz a vida acontecer, que realiza sonhos, que conquista objetivos e evolui a cada período da vida?

Isso não significa sorte extrema ou falta de problemas, muito pelo contrário, o realizador vê os problemas como obstáculos a serem superados e a sorte representa o resultado da ação empreendida.

procrastinador está sempre adiando ações necessárias para a execução de projetos. Por vezes, ele permanece no plano da criação, fica no mundo das idéias e na prática não apresenta nada de concreto, nem para ele mesmo nem para os outros. Costuma ser dependente financeiramente. 

O conformado é a pessoa que já assumiu a dificuldade para mudar, diz que a vida é assim mesmo, que não nasceu com sorte e nem tenta mudar a situação atual. A vida passa rápido demais para quem se conforma com ela e isso acaba atrasando toda a realização pessoal.

Sendo assim, vale lembrar que somos todos caminhantes com estilo próprio.

Devemos aprender com quem age de forma realizadora, por dois motivos:

  1. Eu mereço criar, agir e experimentar o meu feito.
  2. Procrastinar e conformar são o lado doentio da vida. Sei que lá ninguém conscientemente quer estar, não é mesmo?

Boa sorte a todos e vamos realizar, deixando de ser fantasmas.