Mapa da Jornada

31/01/2012 14:11

Mapa da Jornada

Basicamente, o Mapa da Jornada é uma linha do Tempo, na qual plantamos memórias do futuro e podemos visualizar graficamente todos os passos que serão necessários para construirmos nosso novo cenário, nossa Visão de Futuro, desde o ponto em que estamos, até alcançar o objetivo desejado. Ele pode ser simples, representado apenas por uma linha, ou mais complexo, representado como um fluxograma detalhado de cada passo apresentado.

Vamos criar um modelo simples como exemplo. Uma das características do Mapa da Jornada é que sua construção se incia com o planejamento a partir do fim do processo,a partir do ponto que queremos alcançar. Para isso é necessário que antes você já tenha um objetivo definido, bem detalhado, clara e objetivamente. Passo a Passo

Como exemplo do processo, vamos estabelecer a seguinte meta: fazer uma viagem a Paris . 

Lembre-se de que é importante especificar corretamente o objetivo, e é nesta primeira etapa que devemos fazer isto.

Viagem a Paris 
Data : verão de 2012
Observações: tirar o passaporte
Como este é só um exemplo, vamos utilizar os dados de forma simplificada, estas informações serão o suficiente para este processo. Começaremos o processo pelo objetivo já realizado, que é a viagem a Paris. Como a PNL nos alerta, quando especificamos um objetivo ele deve já fazer parte de nossa vida, deve estar bem definido em nossa mente. Vamos então ao inicio:

17/08/2012 – meu aniversário;desembarque em Paris;
15/08/2012 – Preparando as malas e escolhendo os lugares que vou visitar ;
13/08/2012 – Festa de despedida com amigos e parentes;
03/06/2012 – Compra de passagens e reserva de hotel;
20/04/2012 – Pesquisar passagens e hoteis em Paris;
07/03/2012 – Verificar passaporte;
Definindo um Objetivo: VIAGEM A PARIS
Este foi um pequeno exemplo de como deve ser feito um Mapa da Jornada. Logicamente que quanto mais é for contruído utilizando todas as informações obtidas em uma análise criteriosa e uma correta Especificação de Objetivo, mais ele terá mais passos a serem seguidos, e o tempo poderá ser melhor desenhado, definido.

Após a conclusão do Mapa da Jornada, é importante verificar a consistência de cada passo, se não falta nenhuma observação ou ação que seja importante para a realização do objetivo desejado. Isso pode ser obtido aplicando ferramentas como a Análise de Metas Smart, por exemplo. É sempre altamente recomendado que a construção de um Mapa da Jornada seja parte de um Processo de Coaching e que, portanto, seja feito com a supervisão de um Coach, pois o mesmo poderá auxiliar na correta forma de estabelecer seus passos, como também na congruência dos mesmos.

Caso tenham gostado deste modelo, entre em contato para verificar a disponibilidade de realizar uma sessão de coaching para aprender a especificar seus objetivos e realizá-los.

Boa jornada.

Deixe seu recado aqui

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário