Dicas de Inteligência Emocional para um ambiente de trabalho mais saudável

21/05/2017 17:43
Publicado em: 10/05/2017  Por: Equipe SBie

Para manter um ambiente de trabalho harmonioso é fundamental que as pessoas se respeitem.

Um ambiente de trabalho saudável é composto por relações respeitosas, motivadoras e colaborativas, além de comportamentos positivos por parte de todos os colaboradores. Este bom relacionamento entre colegas, chefes e equipes de trabalho aumenta o comprometimento da equipe e alavanca os resultados alcançados pela empresa.

Um estudo realizado pelo Ateliê de Pesquisa Internacional mapeou que o clima organizacional tem que ser levado em consideração tanto quanto o salário e os benefícios oferecidos pela empresa. Isso porque 68% dos entrevistados revelaram que estar feliz no ambiente corporativo é sinal de maior motivação e resulta na entrega de resultados, ou seja: o salário emocional é capaz de estimular um tipo de envolvimento profissional que o salário não pode pagar.

Independentemente de sua área de atuação profissional, formação acadêmica, experiência e habilidades técnicas, é fundamental ter atitudes positivas e criar relações funcionais para construir uma carreira de sucesso. O desenvolvimento da Inteligência Emocional nos colaboradores também favorece a construção de um ambiente mais saudável na empresa.

Dicas para criar um ambiente de trabalho harmonioso

Relacionamentos interpessoais

O bom clima organizacional depende das relações interpessoais: muitas vezes, a desmotivação acaba ocorrendo não por conta da rotina de trabalho em si, mas pelos conflitos entre funcionários. A consequência disso é a redução da produtividade.

Para evitar que isso aconteça, é fundamental que os colaboradores saibam ouvir os colegas e dar espaço para que todos possam expressar suas ideias e opiniões. Comunicar-se de forma adequada, olhando nos olhos e demostrando atenção e respeito, é fundamental para estabelecer um diálogo positivo e que favorece um ambiente organizacional saudável.

Esteja disponível

Um ambiente de trabalho saudável é baseado na construção de relações saudáveis. Para isso, é importante que cada um se comprometa com as tarefas da equipe, seja proativo e colabore sempre que possível com as atividades — mesmo em tarefas que não sejam sua responsabilidade. Adote uma postura positiva diante dos desafios que surgirem e busque alternativas para solucionar os problemas da empresa como um todo.

Tenha postura

Ter uma boa postura é fundamental no ambiente corporativo. Coisas simples como desejar um bom dia aos colegas, abrir e fechar portas de maneira educada, pedir licença quando for entrar na sala de alguém, estar atento ao tom de voz e não esquecer de falar “por favor” e “obrigado” são detalhes que fazem uma enorme diferença na rotina organizacional.

Fuja das fofocas

Ajude um colega quando ele estiver com alguma dificuldade, mesmo que seja ouvindo um desabafo. Por outro lado, sempre fuja das fofocas e prefira focar no lado positivo das pessoas.

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