Dia dos Pais: como equilibrar a carreira e a vida em família

19/08/2012 10:04

Autor: Samara Teixeira

Dia dos PaisA comemoração do dia dos pais representa uma oportunidade para avaliarmos como está a rotina do pai que tem que equilibrar a carreira e a vida familiar. Uma rotina estressante, cheias de metas e cobranças faz com que este profissional tenha uma agenda lotada de compromissos.

 

Como as empresas estão facilitando a vida deste colaborador é uma discussão recente e, também, como este pai está organizando o seu tempo para garantir eficácia nos dois lados da moeda é discutido de forma aberta.

 

Para Sílvio Celestino, sócio-fundador da Alliance Coaching e autor do livro “Conversa de Elevador”, o principal é compreender que o equilíbrio entre carreira e vida em família não é matemático, mas, sim, qualitativo. Ou seja, não desejar uma quantidade de horas iguais para ambas as esferas, mas, no tempo em que dedicar a cada uma delas, ser um tempo de foco e de muita qualidade. “Não adianta muito um pai dedicar um final de semana aos filhos se no decorrer dele não sai do celular e do computador para trabalhar.

 

Melhor ter duas horas com os filhos, mas dar-lhes total atenção, gerando neles uma experiência marcante, relevante e inspiradora. É muito mais desafiador criar qualidade do que quantidade”, afirma.

 

Diante de problemas que de fato aflige um profissional, tanto na esfera organizacional quanto na familiar, o discernimento é fundamental para resgatar o equilíbrio perdido. Priorizar necessidades, planejar ações e ter consciência real de nossa autonomia de tempo é fundamental para a execução.

 

A contribuição das empresas está diretamente ligada a sua cultura organizacional, onde estão pautadas sua política e práticas de recursos humanos, e, consequentemente, a relação com seus colaboradores. “Em momentos de crise e dificuldades, sejam elas profissionais ou familiares, é fundamental para o indivíduo contar com os vínculos estabelecidos ao longo de sua jornada, saber que tem o apoio de seus colegas de trabalho e que com eles, há de recuperar a confiança abalada”, afirma Silvio José Coutinho, psicólogo e consultor de RH.

 

Jaziel de Cerqueira Leite Júnior, 33 anos, arquiteto java no Zoom, site comparador de preços e produtos, conta que possui um horário flexível, o qual permite a ele dedicar-se maior tempo ao filho Arthur, de 5 anos. “O Zoom contribui muito com este meu equilíbrio. Nesta sexta-feira, por exemplo, o meu filho  apresentou a homenagem para o Dia dos Pais na escola, só que seria no meio da tarde. Em conversa com a gerência consegui sair às 15h para garantir a minha presença. Ter o horário flexível também garante que eu ajude o Arthur a fazer o seu dever de casa. Mas existem os dois lados da balança, uma vez que eu entro mais tarde no trabalho para ajudá-lo, o reflexo direto é ficar até mais tarde na empresa para que eu consiga cumprir a minha carga horário de trabalho”, explica Jaziel.

 

É necessário compreender que, para um profissional atingir alto desempenho, precisa ter foco. Se ele estiver com a cabeça no filho que está requerendo sua atenção, dificilmente conseguirá dar foco na esfera profissional. Portanto, a empresa deve preocupar-se em ter uma equipe dimensionada corretamente, ou seja, com o número de pessoas adequadas para as tarefas.

Uma empresa cujas atividades  somente são feitas por meio de heroísmo de seus profissionais está com sérios problemas de liderança e estratégia. “A empresa pode contribuir contratando líderes que saibam ser estratégicos, planejar pessoas e recursos e, principalmente, executar o que for necessário sem precisar sobrecarregar os colaboradores”, explica Sílvio Celestino.

 

Quando se tem uma família, é importante dedicar o tempo livre para ela e estar presente ao máximo nas situações que envolvam seus filhos. “Se fizermos isso, saberemos que não haverá cobrança quando chegar a hora da empresa precisar de mais tempo dedicado em um determinado projeto, por exemplo”, resume Cerqueira.



Fonte: Dia dos Pais: como equilibrar a carreira e a vida em família | Portal Carreira & Sucesso 

Tópico: Dia dos Pais: como equilibrar a carreira e a vida em família

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário