Construa sua marca pessoal online

15/03/2012 09:31

 

A internet tornou nossas vidas mais expostas, e ter uma boa reputação na rede pode ser crucial na hora da avaliação de um projeto ou uma entrevista de emprego.

Naturalmente, você não precisa ter seu nome amplamente divulgado pela internet, mas é muito saudável para sua carreira que você exista, e que as referências sejam boas.Mas o que você pode fazer HOJE sobre isso?

Pesquise seu próprio nome

Coloque seu nome (entre aspas) na miraculosa caixinha de pesquisas do Google, e veja a qualidade dos resultados. Seu nome aparece de forma positiva e relacionada à sua atividade profissional? Comentários construtivos? Artigos escritos? Ou as únicas referências são listas de candidatos eliminados em concursos públicos ou, muito pior, participações em fóruns de caráter duvidoso?

De qualquer modo, é bom que você descubra primeiro que seu futuro chefe ou cliente.

Crie um perfil profissional

É bem provável que você já tenha um perfil no orkut, mas invista também em redes sociais de caráter profissional, como a linkedinfacebook e a brasileira Via6.

Tenha seu próprio domínio

Domínios são os endereços da internet, como www.sobreadministracao.com. Você pode ter um domínio gratuito agora mesmo, sem nenhum custo, utilizando o Blogger, (para ter o domínio seunome.blogspot.com), ou WordPress (para ter o domínio seunome.wordpress.com).

O Blogger é mais tradicional, conhecido e bem rankeado pelo Google (afinal, pertence ao Google), e o WordPress é o que oferece mais recursos, tanto em termos de opções de publicação e criação de páginas, quanto de personalização do visual.

Entretanto, a melhor solução para sua marca pessoal é comprar um domínio, como seunome.com.br, seunome.com, ou seunome.net, e contratar uma hospedagem profissional. Não é de graça, mas os custos são baixos, e ser proprietário de seu endereço sugere ao seu prospector que você também é dono de seu destino na internet, bem como de sua carreira.

Use o email do seu próprio domínio

Especialmente se a sua carreira não for intimamente ligada a uma organização, um endereço de email no estilo contato@seunome.com causa uma impressão melhor do que os milhares de serviços públicos disponíveis, especialmente aqueles que você precisa soletrar.

Adicione uma assinatura ao seu email

Se quer que as pessoas o encontrem e façam negócios, facilite o contato. Adicione uma assinatura automática no rodapé do seu email com nome completo, cargo/profissão, telefone, celular e site.

Use o seu site para criar uma network

A internet facilita os relacionamentos, especialmente em nível de prospecção e contato inicial. Pesquise quais são as pessoas mais influentes da sua área que têm sites próprios. Coloque links em seu site, envie emails, comente os artigos mais interessantes, escreva também sobre temas já tratados por estes profissionais, e coloque um link em seu texto para que o leitor possa aprofundar a leitura.

Agindo de forma proativa e generosa, em alguns meses seu site também será notado e, se tiver conteúdo e qualidade, passará a ser uma referência para os outros, ampliando sua rede de contatos profissionais.

Tenha um slogan e uma definição profissional.

Um slogan é uma frase de impacto que ajuda o seu nome a cavar um espaço na memória de outras pessoas. Crie uma frase curta que resuma o propósito de seu trabalho. Pode se dar plena liberdade em criatividade, originalidade e paixão.

Sua definição, ao contrário, deve ser mais racional e descritiva. Escreva em um parágrafo, que um leitor normal consiga ler em menos de 30 segundos, quem você é, qual o seu perfil profissional, e o que você pode fazer.

Disponha seu slogan e sua definição profissional em um local bem visível do seu site, de modo que o visitante, dando uma rápida olhada, pode decidir conscientemente se deve ou não continuar a leitura.

Crie conteúdo de valor

Com todos estes procedimentos, é bem provável que sua marca online melhore consideravelmente e, quando um prospector pesquisar seu nome, encontre primeiro a sua versão sobre seu perfil profissional.

Mas há aqui uma outra oportunidade, ainda melhor.

A partir do momento em que você possui seu próprio espaço na internet, pode escrever sobre seu ramo de atividade, tornar seu ponto de vista mais relevante e, se for bem sucedido, tornar-se uma referência em sua área.

Escrevendo bons artigos, sua visibilidade online se expande rapidamente, pois outros profissionais lerão seu conteúdo e escreverão a respeito dele em seus respectivos blogs. Se mantiver continuidade em sua produção e demonstrar conhecimento de causa, com o tempo será reconhecido como um especialista na área, ganhará visibilidade e, naturalmente, acesso a novas oportunidades.

Artigo extraído do site www.metaexecutiva.com

Deixe seu recado aqui

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário