50 ideias para montar a sua empresa com menos de mil reais

11/03/2012 23:08


Em nosso artigo anterior já refizemos 10 das 50 ideias sugeridas pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios de janeiro de 2010 para montar o seu negócio. Conseguimos alterar as ideias que possuíam valores de investimento muito acima do esperado por quem realmente é pequeno e, neste novo artigo, percorreremos outros dez itens para colocarmos o pé na estrada com menos de mil reais e criarmos a nossa empresa. Se você quiser saber de ideias para negócios nos setores de alimentação e automação empresarial, vale à pena dar fazer uma visita a parte um desta série de artigos, pois agora é o momento de falarmos sobre comércio eletrônico, construção civil e consultoria. Vamos lá!

1. PRODUTOS REFORMADOS R$145 mil


O site OffCompra Fácil rendeu cerca de R$7,5 milhões em 2010 vendendo itens devolvidos pelos clientes por terem sido danificados no transporte ou com pequenas imperfeições. Esses produtos são comercializados no site com 50% de desconto representando uma boa alternativa para consumidores e comerciantes. Sendo pequeno, você pode fazer uma parceria como os lojistas do lugar onde vive e se propor a comercializar os seus produtos defeituosos de duas maneiras: uma em um site de comércio eletrônico que você pode pagar uma assinatura mensal bastante em conta; e outra, organizando uma feira para reunir essas pessoas em torno desses produtos. Você ganha fazendo a ligação entre compradores e comerciantes e de quebra ganha know how em comércio eletrônico para classes C e D da população.


2. LIVROS ELETRÔNICOS R$300 mil


Caí pra trás quando vi esse valor absurdo para se montar um negócio em torno de e-books. Talvez os fãs do site possam ter pensado que eu gastei isso para montar os meus e-books, mas estariam redondamente enganados com essa informação. Montar e-books é simples. Alguém precisa escrever a obra. Alguém precisa revisá-la. Alguém precisa diagramá-la e depois, alguém precisa vendê-la. Se você souber fazer tudo isso de início como eu fiz, ótimo. Do contrário, se você for o autor por exemplo, contrate um revisor profissional e um diagramador para montar o livro no formato digital. Depois coloque a sua obra para venda em um site como o Mercado Livre. Para fazer o marketing do livro digital, faça uso das plataformas de blog gratuitas e das redes sociais. Crie a sua comunidade de graça e se o seu trabalho for bom, o sucesso lhe será garantido.


3. SITE DE LEILÕES R$300 mil


Atualmente qualquer um consegue se aproveitar das boas plataformas de site de leilões que existem por aí. Você pode até querer inventar um novo conceito de site de leilões, mas como é pequeno e não pode investir trezentos mil reais na sua ideia, aconselho se armar como um verdadeiro vendedor e ser o canal entre os produtos mais buscados nesses sites e os seus fornecedores. O público em geral já confia nessas ferramentas e acredita que elas são realmente seguras como são. Seja o intermediário entre as vendas e lucre como um especialista em vendas virtuais através de sites de leilão para seus clientes.


4. CLUBE DE DESCONTO R$500 mil


Achei muito bacana essa ideia de clube de descontos e pegando onda na quantidade de sites de compras em grupo que surgiu ano passo, vi algo fácil de ser implementado já. Os sites de compras coletivas ajudaram a massificar muito bem as compras online em 2010 e agora para lançar um clube de desconto fica bem fácil, porque as pessoas, como um todo, já entendem este modelo de negócio e compraram a ideia. Ao invés de ficar com o estoque das empresas que se afiliarem ao seu clube, crie uma logística que possibilite você vender tudo de todos. Gerencie o estoque dos seus afiliados e vá à caça das pessoas que poderiam comprar os seus produtos. Crie uma página no Facebook e divulgue os descontos para os seus fãs. Monte a sua comunidade do local onde você mora e promova encontros de compras, como chás da tarde, para queimar os estoques de quem está junto de você.


5. E-COMMERCE DE LUXO R$500 mil


O único empecilho para colocar essa ideia em prática é entender do mercado de luxo. Não é preciso ser consumidor do luxo, mas é preciso entender sobre marcas e pessoas que consomem este tipo de material para navegar bem entre elas. Continuando na linha do offline para depois online, procure na sua cidade os lugares mais requintados de todos os ramos e peça a eles que compartilhem seus contatos com os outros estabelecimentos do seu grupo de compras de luxo oferecendo descontos em seus produtos ou serviços. Muitas das vezes quem compra sapato em um lugar quer jantar em outro também luxuoso. Com a troca de informações e a sua influência, você conseguirá certamente montar uma bela carteira de clientes e atingir até mercados como o imobiliário para multiplicar em diversos níveis suas comissões.


6. AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL R$30 mil


Já visitei empresas de segurança e automação residencial que mantinham como seus clientes, técnicos de instalação de portões automáticos e câmeras de segurança, pagando-lhe comissões altas pelas suas vendas. Se você gostar deste setor, vale à pena investir em um curso para se tornar um técnico e ao mesmo tempo representante dos melhores produtos do mercado. Inclusive, a maior parte das empresas deste tipo, oferecem cursos gratuitos a quem desejar comercializar os seus produtos. Investigue essa informação e pé na estrada.


7. CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÃO R$60 mil


Você não precisa fazer um curso particular para se tornar técnico em edificações. O CEFET em vários estados, oferece este curso desde que você passe no concurso. Porém, se for difícil passar nas provas, com um pouco de esforço e estudo você consegue se destacar na área de construção civil, principalmente porque a maioria dos profissionais desta área não tem aqueles cuidados especiais que vão além do seu trabalho. Um bom sistema de vendas, uma boa apresentação pessoal e cuidado com o relacionamento com os seus clientes, são os diferenciais-chave de qualquer profissão. Logo, porque não aplicá-los na construção civil? Um pedreiro de luxo, quem sabe…


8. COACHING R$30 mil


Com a mobilidade de hoje em dia, se você é coach e pretende se desenvolver como eu me desenvolvi nesta área, basta ter um blog onde compartilhe soluções de problemas comuns com seus clientes em potencial e uma página de contato. Isso tudo você pode fazer de casa, inclusive o atendimento aos clientes que pode ser por telefone ou skype. Todos os clientes que tenho só atendo desta forma e isto tem beneficiado a mim e também a eles, que ganham tempo para concretizar suas metas ao invés de pegarem seus carros e virem até o meu escritório, ou o contrário.


9. INOVAÇÃO R$30 mil


Se você é empreendedor, deve ter mil ideiais por dia sobre um monte de negócios, não é mesmo? Eu sou assim. Visito meus clientes ou converso com alguma pessoa nova e já vejo onde ela poderia melhorar ou inovar. Por vezes, já me chateei que algumas pessoas não implementaram aquela ideia tão boa que eu havia lhe dado. Porém, você sabe como fazer uma consultoria ganhar confiança do mercado e decolar? Entrando com o seu cliente no negócio! Algo como você só ganha se ele ganhar. Vai ver como vai valer à pena. Se as suas ideias forem boas, logo logo o seu passe será maior que o do Ronaldinho Gaúcho.


10. ASSESSORIA FISCAL R$50 mil


Com um home office, um mini site e uma formação em contabilidade, você consegue montar uma assessoria fiscal para atender empresas de pequeno e médio porte de todo o Brasil com muito pouco. Contadores e advogados são os típicos profissionais que não deveriam mais cultivar escritórios a não ser aqueles dentro de suas próprias casas. Sendo você já formado nesta área, aproxime-se da realidade das pequenas empresas e crie maneiras para atendê-las de forma barata. Muitos empreendedores querem um profissional lhes auxiliando nesta área, mas acabam por deixar pra lá quando ouvem seus altos custos. Personalize o seu negócio e evolua com o seu cliente.
Muito bem. Chegamos ao final da segunda parte da nossa lista de ideias para montar a sua empresa com menos de mil reais. Na terceira parte, cobriremos o setor infantil, da estética e do bem-estar e do marketing. Muita coisa boa e fácil de ser implementada vem por aí e mais uma vez deixo a recomendação: antes de pensar grande, pense pequeno mantendo o olhar distante. Dê um passo de cada vez e continue caminhando, pois um longo caminho começa no primeiro passo. Monte a sua empresa, empreenda e insista…

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